Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

Atmosfera Entrevista



Felipe Gambetta Carmona
Entrevistado do mês
 
Felipe Gambetta Carmona
Fisioterapeuta do Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein pós graduado em Fisioterapia Esportiva
 
TEMA: Corrida

 
Atmosfera: O QUE UMA PESSOA PRECISA FAZER PARA COMEÇAR A CORRER?

Felipe Carmona - O primeiro passo, literalmente, é a realização de uma avaliação médica para excluir qualquer alteração física que possa inviabilizar a pratica de atividades físicas. A partir da liberação médica, o ideal é que a pessoa comece de maneira gradual. Não devemos esquecer que a corrida nada mais é que uma evolução da caminhada, portanto uma boa opção é começar caminhando e evoluir gradativamente para a corrida.
Uma boa estratégia é caminhar 4 minutos e correr 1 minuto e de acordo com sua percepção do esforço exigido, aumentar o tempo da corrida de 1 em 1 minuto. 
Atmosfera: QUAL O MELHOR TIPO DE CALÇADO?
 
Felipe Carmona - O melhor calçado é o tênis, de preferência que ofereça conforto e estabilidade. Mas o mais importante é adquirir um tênis que seja adequado ao seu tipo de pisada.
Existem três tipos de pisada: Netra, Pronada (para dentro) e Supinada (para fora). Escolha aquele que fique mais confortável e que esteja de acordo com o seu tipo de pisada.
 
 
Atmosfera: QUAIS AS PRINCIPAIS LESÕES DO CORREDOR?

Felipe Carmona - Geralmente as lesões ocorrem pelo movimento repetitivo e as principais lesões estão associadas a inflamação dos tendões (famosas tendinites), principalmente do tendão calcâneo e do tendão patelar, além das lesões por sobrecarga articular que geralmente acomete os joelhos, as lesões musculares são mais difíceis mais também podem aparecer.   
Atmosfera: COMO PODEMOS PREVINIR ESTAS LESÕES?
Felipe Carmona -O ponto principal no que diz respeito a prevenção destas lesões está no trabalho muscular, tanto no fortalecimento como no alongamento que devem estar presentes na rotina de quem pratica a corrida.
Quanto mais forte estiver a musculatura maior será a proteção das articulações e menor será a sobrecarga nos tendões.
 

 

Um comentário:

  1. Informações básicas, simples, mas que normalmente as pessoas esquecem de se preocupar. E acabam dando atenção a estes pequenos detalhes apenas quando se lesionam.
    Muito boa essa entrevista!

    ResponderExcluir