Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O papel da Atividade Física na Insuficiência Cardíaca Congestiva


Denomina-se Insuficiência Cardíaca (IC) o distúrbio estrutural e funcional do coração que altera sua eficácia, tornando-o incapaz de suprir as necessidades metabólicas do organismo podendo levar a sua falência total, clinicamente, caracterizada principalmente por falta de ar, cansaço e edema. Possui alta prevalência, custo elevado, além de ser incapacitante e indicar taxa elevada de mortalidade.
A IC é mais comum em idosos, obesos, diabéticos e hipertensos. Desta maneira, entre os fatores de risco considerados de maior importância destacam-se a vida sedentária e os hábitos relacionados ao estilo de vida, como dieta rica em gorduras saturadas, consumo de bebida alcoólica e tabagismo.
A prática regular de atividade física atua tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças, diminuindo a pressão arterial, controlando o peso corporal, melhorando o tônus e a força muscular, reduzindo a fadiga e aumentando a tolerância ao movimento, ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, reduz a ansiedade e o estresse, melhora a auto-estima e auxilia no relacionamento social do indivíduo.
Recomenda-se ao paciente com IC escolher atividades que realmente goste, selecionar horários compatíveis com seu estilo de vida, optar por atividades que possam ser realizadas com seus amigos e/ou familiares objetivando primeiramente seu bem-estar. Durante a prática de atividade física a dispnéia e a fadiga precoce podem levar o paciente a interromper o esforço físico precocemente, independente do estágio da doença. Assim, os limites de esforço do paciente devem ser respeitados. As pesquisas mostram que tanto atividades aeróbias (exemplo: caminhadas, ciclismo) como atividades com predominância anaeróbia (exemplo: musculação) são eficazes. Porém a combinação de ambos os exercícios tem mostrado benefícios mais acentuados.
Além disso, é fundamental associar a Atividade Física a uma dieta balanceada para controle do peso, já que essa condição aumenta o esforço cardíaco; parar de fumar, pois o fumo aumenta o risco de infarto do miocárdio; diminuir ou cessar o consumo de bebida alcoólica, pois o álcool reduz a contratilidade miocárdica podendo causar arritmias. Estas atitudes terão um impacto bastante positivo na promoção de saúde.
Adotar hábitos saudáveis previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e auxiliam na aquisição de uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário