Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Benefícios Gerais da Atividade Física

Benefícios gerais da Atividade Física
Todos os indivíduos deveriam praticar regularmente algum tipo de atividade física com a finalidade de melhorar sua condição de saúde e prevenir muitos desfechos desfavoráveis de diversas doenças. O sedentarismo é, atualmente, epidêmico e responsável por uma grande quantidade de mortes em todo o mundo. Relacionada ao sedentarismo também há uma epidemia de condições crônicas que afeta as populações de países desenvolvidos e em desenvolvimento, constituindo-se num enorme desafio preventivo e significando uma grande carga financeira para os países em desenvolvimento. A prevalência do sedentarismo é maior do que a das condições crônicas. A atividade física possui papel importante na prevenção das mesmas.
Os benefícios da atividade física podem ser observados não só em indivíduos com condições crônicas ou sob risco de desenvolver as mesmas, mas também em indivíduos sadios.
Desde que os benefícios da atividade física comecem a ser atingidos, quantidades maiores da mesma geram melhorias ainda mais significantes.
Os benefícios da atividade física são, em geral, independentes do peso corporal. Adultos de todos os pesos e biotipos consolidam sua saúde sendo ativos.
Os benefícios são maiores do que os riscos de lesões ou de ataque cardíaco, preocupação de muitas pessoas e que dificulta a adoção de atividade física.
A atividade física reduz a prevalência de morte prematura, resistência à insulina, dislipidemia, diabetes, alguns tipos de câncer, osteoporose, incidência de doenças cardiovasculares, doenças cerebrovascular, lesões cardíacas, ataques cardíacos e a prevalência de depressão.
Como melhorias que a atividade física possibilita, podemos citar na competência cardiorespiratória, a capacidade aeróbica, a força muscular e a resistência física; na capacidade funcional, a habilidade de realizar as atividades físicas de rotina; a  saúde mental e a atividade cognitiva.
            É importante sempre lembrar que:
- Fazer pouca atividade física é sempre melhor do que não fazer atividade física; alguma atividade física é sempre melhor do que nenhuma;
- o efeito crescente da atividade física – no que diz respeito a intensidade, freqüência e duração – também se faz em relação aos seus benefícios para a saúde;
- tanto atividade aeróbica quanto o fortalecimento muscular são benéficos e sinérgicos;
- benefícios são verificados em todas as faixas etárias, crianças e adolescentes, jovens e adultos de meia idade, seniores e idosos, assim como em todos os grupos étnicos, raciais estudados e pessoas com necessidades especiais; incapacidades;
- os benefícios da atividade física em muito sobrepujam a possibilidade de ocorrências adversas;
                                                                                                                                                                   Marcio Marega

Nenhum comentário:

Postar um comentário