Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de academias



Para atrair novos clientes, o setor investe não só em equipamentos modernos, mas em atividades para toda a família.

Segundo pesquisa noticiada ontem pelo portal G1 e pelo Jornalo da Globo do dia 19/09 o Brasil é o segundo país do mundo em número de academias. ficando atrás apenas dos E.U.A. dentro deste cenário Atmosfera Esportes faz algumas ressalvas e sugestões para o uso da acdemia com sabedoria e longevidade.

Com a proximidade do verão, a busca pelo corpo perfeito se intensifica. Chega a dobrar o número de alunos matriculados nas academias de ginástica nessa época, se comparado aos meses de inverno.
“A atividade física realizada só no verão pode ser benéfica ou prejudicial para o indivíduo. Se for bem orientada é uma ótima opção para o corpo, mas se a ideia é tirar o atraso do ano, aí a malhação se torna um problema”, alerta Márcio Marega, fisioterapeuta responsável pelo Programa Anti-Sedentarismo do Einstein.

Para começar

Um treinamento feito de forma saudável requer pelo menos três meses. Idealmente, quem quer desfilar um corpo mais bonito na praia, em janeiro, deveria buscar a academia em agosto. “Assim é possível perceber os resultados dos exercícios”, explica o fisioterapeuta.
E para conseguir os resultados pretendidos deve-se começar pela escolha consciente da academia. “Saber a formação dos profissionais que atuam no estabelecimento e estar atento ao tipo de avaliação oferecida são fundamentais”, recomenda Marega.
A OMS sugere a realização de exercícios, pelo menos, três dias por semana durante uma hora, para iniciantes. “Vale lembrar que essa frequência é focada na promoção de saúde. Quem busca performance e intensidade precisa aumentar a carga de exercícios”, afirma o fisioterapeuta.

Os perigos

Um dos perigos - que ronda a prática excessiva de atividades físicas e tende a se intensificar no verão - é o chamado overtraining, ou seja, o excesso de treino. Esse problema traz consequências negativas para a saúde e pode atingir:
  • quem pratica exercícios sem acompanhamento de treinador, educador físico ou fisioterapeuta;
  • se alimenta de forma inadequada;
  • não respeita os necessários períodos de descanso;
  • exagera no tempo de treino ou nas cargas dos exercícios.
Outro perigo recorrente são os anabolizantes – substâncias para aumentar a massa muscular - que podem causar graves danos à saúde, como ataques cardíacos, hipertensão e, nos homens, até impotência.
“Não dá para acreditar em fórmulas mágicas que proporcionam músculos ou perda de peso sem esforço. Isso é resultado de um conjunto de ações como exercícios supervisionados, alimentação adequada e descanso”, diz o fisioterapeuta.

Atividades prazerosas

As palavras-chave para os frequentadores de academias de ginástica devem ser regularidade e boa orientação. “Seguindo esses dois princípios, a atividade física vai ajudar a manter não só o corpo em forma, mas a saúde em dia”, informa Marega.
Não dá para acreditar em fórmulas mágicas que proporcionam músculos ou perda de peso sem esforço
Uma maneira de tornar a atividade física regular é identificar algo que proporcione prazer durante a prática. Hoje, as academias possuem inúmeras atividades que podem agradar a todos. “Malhar não se restringe à musculação: nas academias, é possível nadar, correr, praticar artes marciais, dançar e fazer ginástica entre muitas outras atividades”, ensina o fisioterapeuta.
Ao pensar nas atividades físicas como um prazer e não uma obrigação para perder peso ou melhorar a forma, fica mais fácil manter a regularidade na prática, essencial para a promoção da saúde.
Marcio Marega

Nenhum comentário:

Postar um comentário