Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

domingo, 9 de setembro de 2012

Para hidratar-se Isotônico ou Água?


O importante é hidratar
Foi publicada na última quarta-feira no jornal Folha de S. Paulo uma notícia repercutindo artigos publicados na revista científica "British Medical Journal" que questionam a necessidade de ingerir bebidas isotônicas durante a prática de atividade física.
Durante a prática de exercícios de alta intensidade, principalmente com o objetivo de controle de temperatura corporal, é natural que o nosso organismo perca líquido. Assim, a hidratação é fundamental antes, durante e após a prática. Não se deve esperar a sensação de sede para que ela aconteça, uma vez que a sede já é um sinal de desidratação. Porém, será que para hidratar-se é necessária a ingestão de bebidas isotônicas?
As bebidas isotônicas são compostas por água, sais minerais e carboidratos. O papel principal do isotônico não está somente no processo de reidratação, mas sim na reposição de eletrólitos e carboidratos. A recomendação é que em exercícios de longa duração e alta intensidade haja a reposição de carboidratos a cada 30 minutos. Vale ressaltar que a bebida isotônica não é a única forma em que essa reposição pode ser realizada, existem outros suplementos que possibilitam isso, e essa escolha deve ser feita e orientada por uma nutricionista que acompanhe o atleta.
Quando falamos em hidratação, que pode ser realizada simplesmente por água, a recomendação é ingerir 500 ml de água 2 horas antes do exercício físico, e de 100 a 350 ml a cada 20 minutos de prática. Porém, em exercícios vigorosos de longa duração, acima de 90 minutos, o isotônico pode ser bem-vindo.
Sempre que tratarmos de qualquer fator que possa interferir na resposta de uma pessoa em relação ao exercício físico, é importante lembrarmos do princípio da individualidade. Enfatizamos, principalmente aos praticantes de exercícios físicos vigorosos, a importância da orientação de profissionais especializados, para evitar riscos à saúde e garantir um bom desempenho.
Marcio Marega e Carla Giuliano Sá, educadores físicos do Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário