Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Expectativa de Vida está Evoluindo!

O Brasil está indo bem, com isso nossa expectativa de vida vem aumentando. Estima-se que em 2050 teremos mais de 42 milhões de idosos e para chegarmos com qualidade de vida no futuro devemos observar que pequenas atitudes podem trazer grandes benefícios a nossa saúde.
Expectativa de vida 2011 – 73,5 anos e 2050 81,2 anos.
Dentro desse contexto três fatores são fundamentais para a promoção de saúde: 1. psicológicos, 2. nutricionais, 3. Atividades Físicas.(A.F)
1. O estresse é a resposta de adaptação do organismo para situações ameaçadoras a vida, se não controlado pode desencadear doenças físicas, devido a alterações fisiológicas como aumento da pressão sanguínea e atividade hormonal e aumento de comportamentos de risco como piora da qualidade do sono, do padrão alimentar, tabagismo e aumento do consumo de álcool, além de desordens psiquiátricas. Para isso existem algumas ações que podem ajudar no controle do estresse.
1.      Aprenda a relaxar o corpo e a mente.
2.      Procure manter uma rotina saudável de sono (dormir nos mesmos horários, em local e com roupas confortáveis, etc.).
3.      Reserve um momento do dia para você: dedique-se a seu programa ou leitura favoritos, a estar com alguém importante para você, a ficar sozinho ou fazer o que tiver vontade.
4.      Mude suas rotinas. Divirta-se mais, explore ambientes diferentes, faça uma pausa durante as atividades, tenha um hobbie.
5.      Construa uma rede de amigos e familiares.  Falar sobre suas preocupações traz suporte emocional e ajuda a ter uma visão mais objetiva sobre o assunto.
6.      Tente delegar mais.
7.      Evite situações geradoras de estresse: saia mais cedo; leve uma revista ou algo para fazer se tiver que esperar por alguém.
8.      Torne-se mais flexível. O mundo não vai acabar se você não levar seu carro para lavar hoje.
2. Evite longos períodos em jejum, realize todas as refeições, se alimentando a cada 3 horas, com refeições intermediárias (fracione sua alimentação), o consumo diário de frutas e verduras é essencial para sua saúde, álcool e tabaco devem ficar fora de seus hábitos. 
3. Com relação à Atividade Física estima-se que 2 milhões de mortes por ano estão relacionadas ao sedentarismo, 80% dos casos de diabetes (doença que vem crescendo exponencialmente) poderiam ser evitados com a pratica regular de exercícios físicos. Instituições que ditam asndam que todo individuo acumulo________________________________________________________________________________________________ normas em saúde recomendam que todo indivíduo acumule ao menos 30 minutos de movimento cinco dias da semana, “de forma contínua ou acumulada”. Cumprir essa recomendação significa 10 anos em qualidade; ser pouco ativo, já significa reduzir em 40% o risco de algum eventos cardiovasculares. Portanto, estacione o carro mais longe do destino final, evite usar escadas rolantes e elevadores, coloque movimento em seu dia... Ser fisicamente ativo significa diminuir o risco de morte prematura, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diminuir o risco de hipertensão e indivíduos hipertensos, diminuir a Pressão Arterial, diminuir o risco de aparecimento de alguns tipos de câncer, ajuda no controle do peso e, para indivíduos mais velhos, aumenta o fortalecimento muscular evitando quedas, além dos benefícios mentais que a AF proporciona, portanto, o futuro está ai e você pode chegar bem lá!! 
Marcio Marega

Nenhum comentário:

Postar um comentário