Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Nova Promoção da Saúde"


Ciente das imprecisões e limitações da abordagem comportamentalista de Promoção da Saúde predominante na década de setenta, a OMS toma para si a tarefa de avançar nas discussões sobre esse ideário e, em 1984, promove um encontro de especialistas com o objetivo de estabelecer consensos mínimos em torno de ideias que, tomadas como princípios da Promoção da Saúde, serviriam de ponto de partida para a reflexão e a definição de políticas e estratégias de ação no campo da saúde. Surge, assim, uma nova abordagem de Promoção da Saúde, que ficou conhecida como "Nova Promoção da Saúde" (ou abordagem socioambiental ou socioecológica), cujo marco mais expressivo foi a I Conferência Internacional de Promoção da Saúde, realizada em 1986, no Canadá.
A "Nova Promoção da Saúde", embora também fundada na ideia de risco epidemiológico, tem seu foco dirigido para os condicionantes mais gerais da saúde, como os indissociáveis ambientes social, econômico e cultural. Nessa perspectiva, a Promoção da Saúde é vista como um meio de se contribuir para mudanças sociais e na relação entre cidadãos e Estado e, além disso, como uma forma de deslocar a ênfase na medicalização do sistema de saúde para o enfoque em políticas públicas e ações multissetoriais. Nesse sentido, a participação social e o empowerment são apontados como elementos-chave da "Nova Promoção da Saúde" que, embora não deixe de advogar a adoção de comportamentos considerados saudáveis, condena estratégias que culpabilizam o indivíduo por sua condição de saúde e que se limitam a prescrever comportamentos independentemente dos condicionantes sociais, econômicos e culturais e em detrimento de seu enfrentamento. Em outras palavras, a "Nova Promoção da Saúde" atenua a ênfase da abordagem comportamentalista na mudança de estilos de vida e nos fatores de risco como elementos direcionadores das ações em saúde. No entanto, a intensa busca de consensos e a ligação visceral com o Estado são marcas da "Nova Promoção da Saúde" que, de certa forma, enfraquecem-na como veículo de transformação social. Desse modo, a ambiguidade, que lhe é inerente, a tem levado a contribuir tanto para a renovação do pensamento sanitário internacional como para a manutenção do status quo.
Há ainda quem vislumbre uma terceira abordagem de Promoção da Saúde que, numa perspectiva crítica, seria capaz de superar as limitações das abordagens comportamentalista e da "Nova Promoção da Saúde". Embora haja autores que já venham refletindo sobre a questão, trata-se de tarefa árdua e ainda inconclusa.
Neste ensaio, discutimos como a ambiguidade da Promoção da Saúde, expressa em diferentes abordagens, vem se manifestando no campo da saúde, mais especificamente, em uma iniciativa de promoção da atividade física. 
Fonte: Trecho extraído
Physical activity based on the new health promotion perspective: contradictions of an institutional program
Marcos Santos Ferreira; Luis David Castiel; Maria Helena Cabral de Almeida Cardoso
Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde, Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rua São Francisco Xavier 524/sala 8121, Bloco F, Maracanã. 20550-900 Rio de Janeiro RJ. msantosferreira@uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário