Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Como anda sua coluna?


Preserve sua coluna Vertebral

Você já se fez esta pergunta? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas no mundo já tiveram ou terão algum tipo de dor na coluna ao longo da sua vida. Em um primeiro momento este número parece um tanto assustador, mas vamos a algumas perguntas: Quanto tempo do seu dia você reserva para realizar exercícios de alongamento? Quantos dias da sua semana você reserva para realizar alguma atividade física mesmo que seja no seu momento de lazer? Você se alimenta bem? E sua noite de sono é tranqüila?
Estas respostas podem justificar a constatação da OMS. Com os dias cada vez mais “curtos” e com mais tarefas a serem feitas, muitas vezes não nos damos conta de que nosso corpo também precisa de atenção.
Porém o que pode ser feito quando as dores aparecem?
Geralmente as dores lombares, na região mais baixa da coluna, são as mais freqüentes e causadas em geral por hábitos inadequados, como por exemplo: ficar muito tempo na mesma posição (seja em pé ou sentado), usar salto alto e principalmente pelo uso inadequado da coluna como pegar um peso do chão sem dobrar os joelhos, além do sobrepeso que aumenta a carga na região lombar.

As dores na região cervical, do pescoço, também são muito freqüentes e geralmente causadas por tensão muscular e por hábitos posturais inadequados, principalmente no ambiente de trabalho.
Pois bem, mais isto todo mundo já sabe, agora o que pode ser feito para que estas dores não interfiram no nosso dia-dia?
A coluna é formada por vértebras, que possuem o aspecto de blocos, e são empilhadas umas sobre as outras. Entre cada um destes “blocos” existem os discos intervertebrais que funcionam como amortecedores, além de garantirem uma boa estabilidade anatômica para a coluna. Estabilidade que é fundamental para os movimentos da coluna e para o nosso dia-dia.
Além do disco intervertebral ainda existem pelo menos dois outros estabilizadores da coluna, os ligamentos e os músculos que tem fundamental importância para a eliminação e prevenção das dores nas costas. 
Os músculos são o que chamamos de estabilizadores dinâmicos da coluna e precisam estar em boas condições de força e flexibilidade para que a coluna fique estável. Uma das principais causas de dores nas costas esta relacionada ao desequilíbrio muscular que em geral está tensionado e encurtado nos músculos posteriores e fraco nos músculos anteriores da coluna.
É claro que todas as dores do sistema músculo esquelético devem ser avaliadas por um ortopedista, porém o equilíbrio entre os músculos anteriores e posteriores da coluna podem reduzir e muito o aparecimento de dores nas costas.
O Fundamental é que você consiga reservar um tempo do seu dia para a sua coluna, através da prática de uma atividade física regular, exercícios de alongamento, controle do peso e de forma geral hábitos saudáveis.
Pode ter certeza que sua coluna agradece... 

Felipe Gambetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário