Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TENDINITE


Tendinite é um processo inflamatório que afeta o tendão e que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Pode ser desencadeada nas atividades esportivas ou no trabalho. Esta condição afeta pessoas que dispendem muito tempo realizando uma mesma tarefa.
Os tendões são tecidos fibrosos, densos e resistentes, através dos quais os músculos se prendem aos ossos, permitindo a realização do movimento articular. O sufixo "ite" no vocabulário médico, geralmente, está associado à existência de inflamação. As causas das Tendinites são variadas e podem estar associadas à presença de muitas condições ou doenças, incluindo:
  • Traumas mecânicos
  • Infecções
  • Doenças reumatológicas
  • Doenças do sistema imunológico
  • Distúrbios metabólicos
  • Iatrogenia    
  • Processos degenerativos das articulações
  • Neuropatias que induzam à alterações musculares
A determinação da causa é um trabalho extenso que pode demandar longo período de investigação. Geralmente nas atividades esportivas está relacionada ao erro na execução do gesto esportivo ou pelo uso inadequado de equipamentos esportivos (ex. raquete de tênis), além das mudanças de volume e/ou intensidade nos treinos.
A sintomatologia das tendinites pode ser bastante variada, incluindo dor e edema (inchaço) de intensidade variável, bem como diferentes graus de dificuldade de movimento e diminuição de força muscular. Em alguns casos pode apresentar alteração de sensibilidade na região acometida e quadro de dor  exacerbada durante a noite.
O diagnóstico é clínico (pelo exame médico-semiológico), corroborado por exames subsidiários como raios-X, ultra-sonografias, ressonâncias magnéticas e provas laboratoriais. O diagnóstico preciso somente será obtido com o exame anatomopatológico do tendão. Nenhum dos exames subsidiários existentes é perfeito para a caracterização de tendinites.
As tendinites mais comuns no meio esportivo estão relacionadas as articulações do ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos, porém depende muito da atividade fisica praticada. No trabalho o punho é a região mais acomentida, por causa da utilização excessiva do computador.
O tratamento requer repouso da articulação envolvida, uso de gelo para melhora da dor e da inflamação, alongamentos da musculatura envolvida, reforço e reeducação muscular após melhora dos sintomas. O tratamento medicamentoso também pode ser um aliado, porém sempre sob a orientação de um médico especialista.
A atividade física é a principal aliada à prevenção das tendinites, desde que realizada de forma correta, principalmente com a supervisão e orientação de um profissional. Exercícios de alongamento combinados a um programa gradativo de fortalecimento muscular diminuem a tensão sofrida pelos tendões diminuindo a probabilidade de inflamação do tendão.

Felipe Gambetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário