Atmofrase

Atmofrase - O sucesso do treino está na motivação, por isso, faça uma atividade que lhe dê prazer!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vamos contar os passos?

Contabilze seus passos!!!

A cada dia somos surpreendidos com os avanços e com as novidades que a tecnologia nos proporciona, tornando o nosso dia-dia cada vez mais fácil. Porém esta facilidade também pode se tornar uma vilã para a nossa saúde, pois quanto maior é o avanço tecnológico, menor é o número de pessoas que praticam alguma atividade física de forma regular.
Então o que você acha de aliar a tecnologia à saúde?
Hoje são diversos os tipos de produtos que aliam estes dois fatores como relógios com GPS, sistemas integrados entre o tênis e seu computador, videogames que simulam movimentos, etc...
Mas vamos falar de um outro equipamento simples e barato que pode nos ajudar muito quando o assunto é saúde. Você já ouviu falar sobre o pedômetro?
O pedômetro é um equipamento portátil que conta o número de passos que uma pessoa faz por dia. Funciona com um sistema pendular que conta os passos através da oscilação dos quadris. Seu aspecto é similar aos antigos BIPS e devem ser utilizados na cintura, presos ao cinto ou a sua roupa.
Uma das vantagens do pedômetro é a possibilidade de visualização do número de passos ao longo do dia o que estimula e faz com que a pessoa monitore sua evolução.
Segundo a Organização Mundial de Saúde recomenda-se para uma vida saudável a realização de 10.000 passos por dia, o que representa uma redução de 34 % dos riscos cardiovasculares e 58% do risco de desenvolver diabetes. Acumulando 10.000 passos por dia, em 64 dias, saindo de São Paulo você chegaria ao Rio de Janeiro!
Porém você não precisa começar com objetivos tão grandes. O ideal é que você faça a cada dia mais passos que nos dias anteriores, aumentando de forma gradativa  e consistente o seu número de passos total no dia. Caminhar até uma padaria que fica à 1,5 km de sua casa, por exemplo, já faria você acumular 2.000 passos! 
DICAS:
- Crie uma planilha para controlar seu número de passos diários, isso irá estimulá-lo a aumentar seus passos a cada dia.
- Elabore um plano de metas para que a cada conquista você se sinta mais estimulado.
- Procure metas atingíveis;
- Evite o elevador e use as escadas;
- Passeie com seu cachorro;
- Programe visitas aos parques, museus, etc;
- Estacione o carro o mais longe possível do seu destino;
- Faça seus deslocamentos à pé;
- Ao falar no telefone celular procure caminhar, mesmo que no seu ambiente de trabalho;
- Coloque sua impressora o mais longe possível do seu posto de trabalho;
- Tome muita água durante seu dia-dia e procure uma estação de água longe do seu posto de trabalho;
 Boa sorte e muitos passos.  

Felipe Gambetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário